Empadão de Frango



Massa
400 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
200 g de manteiga sem sal gelada e picada
1 ovo ligeiramente batido
1 gema
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de creme de leite sem soro
Recheio
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada
1/2 xícara (chá) de molho de tomate
1 tablete de caldo de galinha
1 xícara (chá) do caldo do cozimento
do frango
500 g de peito de frango cozido, temperado com sal e pimenta-do-reino, picado
ou desfiado
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
salsinha a gosto
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Massa: coloque numa tigela a farinha de trigo, o sal e a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até obter uma farofa úmida. À parte, misture o ovo, a gema, o leite e o creme de leite e junte à farofa, amassando bem. Cubra a massa e leve à geladeira por 30 minutos.
2. Recheio: doure o alho e a cebola numa panela com um pouco de óleo. Junte o molho de tomate, o tablete de caldo de galinha, o caldo de cozimento, o peito de frango e deixe ferver. Acrescente as azeitonas, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino e a farinha e mexa rapidamente até obter uma textura cremosa. Deixe esfriar.
3. Montagem: abra 2/3 da massa em uma superfície enfarinhada e forre o fundo e os lados de uma fôrma de aro removível. Espalhe o recheio já frio, abra o restante da massa e coloque sobre o recheio, fechando bem toda a lateral da torta. Pincele a torta com uma gema misturada a um pouco de óleo. Decore a gosto com retalhos de massa, pincelando também os retalhos. Leve ao forno médio, preaquecido, até que a torta esteja dourada. Desenforme depois de fria.